Planejamento estratégico

Apresentação

O curso aberto de Planejamento Estratégico é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico. O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem. Esta é mais uma empreitada da instituição no universo dos cursos abertos a distância Massive Open Online Course (MOOC).


Identificação 

Nome do curso: Planejamento Estratégico

Modalidade: à distância

Carga horária: 60 horas

Duração: flexível

Área do conhecimento: Administração

Público alvo: estudantes universitários, professores, profissionais do setor público e privado, comunidade em geral.

Entidade promotora: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Desenvolvimento: Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (UEMANET)


Objetivos

Geral: Reconhecer a importância do planejamento estratégico e sua contribuição para a efetividade das organizações.

Específicos:

ü Compreender a importância da visão estratégia para a eficácia das organizações;

ü Identificar as variáveis necessárias para gestão e planejamento estratégico;

ü Analisar o ambiente o qual a organização está inserida; e

ü Elaborar um plano estratégico de baixa complexidade.


Programa do Curso 

UNIDADE I – ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

ü A Evolução do Pensamento Estratégico

ü Aspectos conceituais do Planejamento

ü Elementos de um Modelo de Plano

UNIDADE II – ETAPAS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ü Negócio

ü Missão

ü Visão

ü Valores

ü Fatores Críticos de Sucesso

UNIDADE III – ANÁLISE AMBIENTAL: Análise Externa, Interna e Matriz FOFA

ü Análise Externa

ü Análise Interna

ü Matriz FOFA

UNIDADE IV – O PROCESSO ESTRATÉGICO: Questões, Estratégias e Ações

ü Aspectos conceituais de estratégia

ü Questões estratégicas, estratégias e ações

ü Implementação, acompanhamento e controle


Metodologia

O acesso ao curso será feito através de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material estará disponibilizado.

Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis em forma de caderno de estudos, videoaulas, slides das informações apresentadas nas videoaulas, PodCasts e material complementar (vídeos e textos considerados relevantes para os estudos do cursista).

Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão fóruns de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, serão discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos.


Processo de Avaliação

O curso prioriza a autoavaliação pelo participante, uma vez que oportuniza o esforço de aprendizagem autônoma. Ao mesmo tempo, a interação aluno-aluno é valorizada, favorecendo a troca de conhecimentos e experiências.

A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá comprovar os seus conhecimentos respondendo a um questionário com questões objetivas propostas para o curso. Os questionários estão identificados como “Prova” na página inicial do curso. Caso seja aprovado, o participante terá direito a emitir um certificado de conclusão de curso. Para conseguir a aprovação, o participante deve obter no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de aproveitamento.

Não haverá atribuição de qualquer tipo de nota ou conceito. O resultado será dado imediatamente ao participante na própria plataforma. O participante não receberá informações acerca do seu desempenho por parte da UEMA via mensagem, e-mail ou qualquer outro meio de comunicação.


Certificação 

O processo de certificação se dará pelo registro do progresso do cursista no que tange ao acesso aos objetos de aprendizagem (Cadernos de Estudos e Videoaulas), bem como a obtenção de 75% (setenta e cinco por cento) de aproveitamento ao responder a prova, que é um questionário com 08 (oito) questões objetivas. Ao cumprir estes pré-requisitos, o participante terá direito a emitir o certificado de conclusão de curso.

Atenção: antes de emitir o certificado, verifique se seu nome está completo no perfil de participante. O documento será emitido com o nome que você cadastrou no momento em que se inscreveu na plataforma dos MOOCs da UEMA. Caso precise corrigir isso, clique no link com seu nome no canto superior da tela, em seguida clique em “Perfil” e depois selecione o link “Modificar Perfil”. Complete seu nome, role a tela até o final e clique no botão “Atualizar perfil”.

Diante disso, o cursista poderá emitir um certificado online de conclusão de curso, que possui o aval da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Brasil. O certificado será disponibilizado em link específico para o participante, que poderá imprimir o documento, conforme sua conveniência. A universidade não envia o certificado ao participante por nenhum meio digital (e-mail, celular, etc.) ou físico (correio). O ato de emitir o certificado é responsabilidade do participante.


Referências

Básica

ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Manual de planejamento estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas Excel. 2 ed. 5 reimpr São Paulo: Atlas, 2007.

ANÁLISE AMBIENTAL E MATRIZ FOFA. Produção de Irlane Regina Moraes Novaes. Direção de Fredson Ferreira. São Luís: UEMANET, 2015. 2 videoaula.

APRESENTAÇÃO da disciplina Planejamento estratégico. Produção de Irlane Regina Moraes Novaes. Direção de Fredson Ferreira. São Luís: UEMANET, 2016. 1 videoaula.

ETAPAS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Produção de Irlane Regina Moraes Novaes. Direção de Fredson Ferreira. São Luís: UEMANET, 2015. 1 videoaula.

PEREIRA, Maurício Fernandes. Administração estratégica. 2. ed. reimp. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC: CAPES/UAB, 2012

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias, práticas. 26 ed. São Paulo:Atlas, 2009.


Complementar 

HERRERO Filho, Emílio. Balanced scorecard. Uma abordagem prática. 10ª Ed. Rio de Janeiro: Esevier, 2005.

HITT, Michael A.; IRELAN, R. Duane; HOSKISSON, Robson E. Administração estratégica. José Carlos Barbosa dos Santos e Luiz Antonio Pedroso Rafael (trad.). São Paulo:Pioneira Thomson Learning, 2002.

KIM. W, Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. 28ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

LOBATO, David M.; MOYSÉS FILHO, Jamil; TORRES, Maria C. S., RODRIGUES, Murilo R. A. Estratégia de empresas. 4ªed. ver. e atual. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

MACHADO, Luis Eduardo. Gestão estratégica para instituições de ensino superior. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

MATIAS-PEREIRA, José. Curso de administração estratégica: foco no planejamento estratégico – São Paulo: Atlas, 2011.

_____________. Curso de administração pública: foco nas instituições e ações governamentais. 3ª ed. ver. Atual. – São Paulo: Atlas, 2010.

MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Ver técnica; Carlos Alberto Vargas Rossi. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 27ª Tiragem. Rio de Janeiro: Campos, 1986.

REZENDE, Denis Alcides. Planejamento estratégico público ou privado: Guia para projetos em organizações de governo ou de negócios. 2ª Ed. ver. e ampl. São Paulo: Atlas, 2012.

REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - RAP. Edição Bimestral. Rio de Janeiro: Editora FGV.

ROSA, José Antônio. Planejamento estratégico: roteiro, instruções e formulários. São Paulo: Ed STS, 2001.

TZU, SUN. A arte da guerra. Trad, Sueli Barros Cassal. Porto Alegre:L &PM Pocket.

Última atualização: terça, 3 Jan 2017, 19:01