Multimeios em educação

Apresentação

O curso aberto de Multimeios em Educação é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico. O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem. Esta é mais uma empreitada da instituição no universo dos cursos abertos a distância Massive Open Online Course (MOOC).


Identificação

Nome do curso: Multimeios em Educação

Modalidade: à distância

Carga horária: 60 horas

Duração: flexível

Área do conhecimento: Educação

Público alvo: estudantes universitários, professores, profissionais do setor público e privado, comunidade em geral.

Entidade promotora: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Desenvolvimento: Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (UEMANET)


Objetivos 

Geral: 

- Organizar situações de ensino e aprendizagem utilizando diferentes tipos de Multimeios.

Específicos:

- Discutir sobre a evolução dos processos didáticos;

- Apresentar ao futuro professor tecnologias que foram usadas como recursos didático na educação;

- Manusear, com o acadêmico, recursos e tecnologias por meio do uso de laboratórios digitais;

- Produzir jogos educativos com e sem o uso do computador.


Programa do Curso

UNIDADE I - A TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO

- Modelos Didáticos

- Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) como recurso didático.

UNIDADE II - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EaD

- História da EaD no Brasil e no mudo

- Os profissionais de um curso de EaD

- O aluno virtual 

UNIDADE III - INTERNET, COMO RECURSO DIDÁTICO

- Usando a internet como um recurso didático

UNIDADE IV - SCRAFTCH

- Intalando o Scratch

- Usando o Scraftch


Metodologia 

O acesso ao curso será feito através de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material estará disponibilizado.

Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis em forma de caderno de estudos, videoaulas, slides das informações apresentadas nas videoaulas, PodCasts e material complementar (vídeos e textos considerados relevantes para os estudos do cursista).

Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão fóruns de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, serão discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos.


Processo de Avaliação 

O curso prioriza a autoavaliação pelo participante, uma vez que oportuniza o esforço de aprendizagem autônoma. Ao mesmo tempo, a interação aluno-aluno é valorizada, favorecendo a troca de conhecimentos e experiências.

A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá comprovar os seus conhecimentos respondendo a um questionário com questões objetivas propostas para o curso. Os questionários estão identificados como “Prova” na página inicial do curso. Caso seja aprovado, o participante terá direito a emitir um certificado de conclusão de curso. Para conseguir a aprovação, o participante deve obter no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de aproveitamento.

Não haverá atribuição de qualquer tipo de nota ou conceito. O resultado será dado imediatamente ao participante na própria plataforma. O participante não receberá informações acerca do seu desempenho por parte da UEMA via mensagem, e-mail ou qualquer outro meio de comunicação.


Certificação 

O processo de certificação se dará pelo registro do progresso do cursista no que tange ao acesso aos objetos de aprendizagem (Cadernos de Estudos e Videoaulas), bem como a obtenção de 75% (setenta e cinco por cento) de aproveitamento ao responder a prova, que é um questionário com 08 (oito) questões objetivas. Ao cumprir estes pré-requisitos, o participante terá direito a emitir o certificado de conclusão de curso.

Atenção: antes de emitir o certificado, verifique se seu nome está completo no perfil de participante. O documento será emitido com o nome que você cadastrou no momento em que se inscreveu na plataforma dos MOOCs da UEMA. Caso precise corrigir isso, clique no link com seu nome no canto superior da tela, em seguida clique em “Perfil” e depois selecione o link “Modificar Perfil”. Complete seu nome, role a tela até o final e clique no botão “Atualizar perfil”.

Diante disso, o cursista poderá emitir um certificado online de conclusão de curso, que possui o aval da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Brasil. O certificado será disponibilizado em link específico para o participante, que poderá imprimir o documento, conforme sua conveniência. A universidade não envia o certificado ao participante por nenhum meio digital (e-mail, celular, etc.) ou físico (correio). O ato de emitir o certificado é responsabilidade do participante.


Referências 

BÁSICA
ALENCAR, Anita Mirtes Guerra de. OLIVEIRA, Vladimir Bezerra de. Multimeios na Educação [Livro eletrônico]. São Luís. UEMANET, 2016.
COMPLEMENTAR
ALVES, Lucinea. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. 
Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf. Acessado em 25 de maio de 2016.

CASADO, Sheila Fabiana de Pontes. A internet como recurso didático: o fazer do professor.
Disponível em: http://www.webartigos.com/_resources/files/_modules/article/article_142368_201605051920243ffd.pdf. Acessado em 25 de maio de  2016.
CHIOFI, Luiz Carlos. O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem.
Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/III%20Jornada%20de%20Didatica%
20-%20Desafios%20para%20a%20Docencia%20e%20II%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD/O%20USO%
20DAS%20TECNOLOGIAS%20EDUCACIONAIS%20COMO%20FERRAMENTA.pdf. Acessado em 25 de maio de 2016

Última atualização: segunda, 2 Out 2017, 17:05