MOOC de Tecnologia e Inovação

Apresentação

O curso aberto de Tecnologia e Inovação é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico. O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem. Esta é mais uma empreitada da instituição no universo dos cursos abertos a distância Massive Open Online Course (MOOC).


Identificação

Nome do curso: Tecnologia e Inovação

Modalidade: à distância

Carga horária: 60 horas

Duração: flexível

Área do conhecimento: Tecnologia da Informação (TI).

Público alvo: estudantes universitários, professores, profissionais do setor público e privado, comunidade em geral.

Entidade promotora: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Desenvolvimento: Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (UEMANET)


Objetivos

Geral:

-Compreender o processo histórico do desenvolvimento tecnológico, suas relações e implicações na sociedade e o desafio do crescimento sustentável.

Específicos:

- Compreender o processo histórico do desenvolvimento tecnológico, suas relações e implicações na sociedade e o desafio do crescimento sustentável.

- Avaliar as implicações econômicas e sociais que as novas tecnologias representam.

- Conhecer ferramentas que auxiliem a gerir os processos relacionados à inovação tecnológica.

- Aprofundar conhecimentos sobre o fenômeno da inovação por meio da discussão dos diversos modelos que se propõem a explicá-la.

- Entender detalhes do processo de inovação e suas peculiaridades.

- Analisar o desenvolvimento tecnológico dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável.


Programa do Curso

UNIDADE I-CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Conceitos Fundamentais.

Do início até os dias de hoje.

Ciência, tecnologia e inovação tecnológica.

UNIDADE II- INDICADORES E CONDICIONANTES DO PROCESSO DE INOVAÇÃO

Indicadores e condicionantes do processo de inovação.

Indicadores de inovação tecnológica.

Condicionantes da inovação tecnológica.

Intensidade tecnológica.

Padrões setoriais de inovação tecnológica.

Influência da localização geográfica sobre o processo de inovação.

UNIDADE III- GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Estratégias organizacionais.

Estratégias tecnológicas.

Tecnologias básicas críticas e emergentes.

Cooperação para a inovação.

Avaliação de projetos de PD&I.

Financiamento para a inovação.

UNIDADE IV- INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

- Inovação para o desenvolvimento sustentável.

Tecnologias convencionais e tecnologias sociais.

Inovação e desenvolvimento sustentável.

As TICs em foco.

Um novo entendimento das organizações contemporâneas.


Metodologia

O acesso ao curso será feito através de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material estará disponibilizado.

Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis em forma de caderno de estudos, videoaulas, slides das informações apresentadas nas videoaulas, PodCasts e material complementar (vídeos e textos considerados relevantes para os estudos do cursista).

Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão fóruns de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, serão discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos.


Processo de Avaliação

O curso prioriza a autoavaliação pelo participante, uma vez que oportuniza o esforço de aprendizagem autônoma. Ao mesmo tempo, a interação aluno-aluno é valorizada, favorecendo a troca de conhecimentos e experiências.

A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá comprovar os seus conhecimentos respondendo a um questionário com questões objetivas propostas para o curso. Os questionários estão identificados como “Prova” na página inicial do curso. Caso seja aprovado, o participante terá direito a emitir um certificado de conclusão de curso. Para conseguir a aprovação, o participante deve obter no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de aproveitamento.

Não haverá atribuição de qualquer tipo de nota ou conceito. O resultado será dado imediatamente ao participante na própria plataforma. O participante não receberá informações acerca do seu desempenho por parte da UEMA via mensagem, e-mail ou qualquer outro meio de comunicação.


Certificação

O processo de certificação se dará pelo registro do progresso do cursista no que tange ao acesso aos objetos de aprendizagem (Cadernos de Estudos e Videoaulas), bem como a obtenção de 75% (setenta e cinco por cento) de aproveitamento ao responder a prova, que é um questionário com 08 (oito) questões objetivas. Ao cumprir estes pré-requisitos, o participante terá direito a emitir o certificado de conclusão de curso.

Atenção: antes de emitir o certificado, verifique se seu nome está completo no perfil de participante. O documento será emitido com o nome que você cadastrou no momento em que se inscreveu na plataforma dos MOOCs da UEMA. Caso precise corrigir isso, clique no link com seu nome no canto superior da tela, em seguida clique em “Perfil” e depois selecione o link “Modificar Perfil”. Complete seu nome, role a tela até o final e clique no botão “Atualizar perfil”.

Diante disso, o cursista poderá emitir um certificado online de conclusão de curso, que possui o aval da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Brasil. O certificado será disponibilizado em link específico para o participante, que poderá imprimir o documento, conforme sua conveniência. A universidade não envia o certificado ao participante por nenhum meio digital (e-mail, celular, etc.) ou físico (correio). O ato de emitir o certificado é responsabilidade do participante.

*Esta é uma foto modelo do nosso certificado:


  • O cursista poderá emitir um certificado online de conclusão de curso, que possui o aval da Universidade Estadual do Maranhão.
  • Nele constam apenas dados como: Nome do participante, CNPJ, carga horária, conteúdo programático do curso, código para fins de autenticação e assinatura dos responsáveis pelos departamentos, devidamente carimbados.
  • Não há atribuição de qualquer tipo de nota ou conceito.
  • É necessário atualizar o nome corretamente antes de gerar o certificado. Uma vez gerado você não poderá alterar o nome impresso.


Referências

BÁSICA

GESTÃO da Inovação Tecnológica. Produção de: Nehemias Bandeira. Direção de: Marcelo Pinheiro. São Luís: UemaNet, 2009 (11 min. 46 seg.).

INDICADORES e Condicionantes do Processo de Inovação. Produção de: Nehemias Bandeira. Direção de: Marcelo Pinheiro. São Luís: UemaNet, 2009 (13 min. 16 seg.).

INOVAÇÃO para o Desenvolvimento Sustentável. Produção de: Nehemias Bandeira. Direção de: Marcelo Pinheiro. São Luís: UemaNet, 2009 (11 min. 37 seg.).

PINTO, Míriam de Magdala. Tecnologia e Inovação. Departamento de Ciência da Administração/UFSC. Brasília. CAPES. UAB, 2012.

TECNOLOGIA e Inovação: Conceitos Fundamentais. Produção de: Nehemias Bandeira. Direção de: Marcelo Pinheiro. São Luís: UemaNet, 2009 (14 min. 27 seg.).

COMPLEMENTAR

MARTINS, Paula Salomão; ALVES, Luiz Henrique Dias; PLONSKI, Guilherme Ary. Gestão da Inovação: uma análise da utilização de ferramentas pelas empresas. Disponível em http://www.altec2013.org/programme_pdf/975.pdf. Acesso em: 28 out de 2016.

MBARGA, Gervais; FLEURY, Jean-Marc. O que é ciência?. Disponível em http://www.wfsj.org/course/pt/pdf/mod_5.pdf. Acesso em: 28 out de 2016.

QUADROS, Ruy. Aprendendo a Inovar: Padrões de Gestão da Inovação Tecnológica em Empresas Industriais Brasileiras. Campinas, 2008. Disponível em http://www.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao/biblioteca/Quadros_(2008).pdf. Acesso em: 28 out de 2016.

SANTOS, Francivaldo Pereira dos; BEZERRA, Maione Rocha. Tecnologia limpa em favor do desenvolvimento sustentável. Disponível em http://www.sober.org.br/palestra/2/891.pdf. Acesso em: 28 out de 2016.

SALERNO, Mario Sergio Salerno. O que é inovação: conceitos básicos - Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=0H1QjD1fi6Q. Acesso em: 28 out de 2016.

STAUB, Eugênio. Desafios estratégicos em ciência, tecnologia e inovação. 2001. Disponível em http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/205/199. Acesso em: 28 out de 2016.


Última atualização: terça, 23 Jan 2018, 18:11