MOOC de Empreendedorismo

Apresentação

O curso aberto de Empreendedorismo é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico. O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem. Esta é mais uma empreitada da instituição no universo dos cursos abertos a distância (Massive Open Online Course – MOOC).
 
Identificação

  • Nome do curso: Empreendedorismo
  • Modalidade: a distância
  • Carga horária: 60 horas
  • Duração: flexível
  • Área do conhecimento: Administração
  • Público alvo: estudantes universitários, professores, profissionais do setor público e privado, comunidade em geral.
  • Entidade promotora: Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Desenvolvimento: Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA - UemaNet

 
Objetivos

Geral:

  • Disponibilizar conhecimentos focados nas possibilidades empreendedoras de maneira a dar condições e autonomia de construção de um negócio.

Específicos:

  • Conhecer os fundamentos do Empreendedorismo;
  • Conhecer o perfil ideal para o empreendedor;
  • Explorar os arranjos produtivos locais como fontes de empreendedorismo;
  • Aprender a elaborar um Plano de Negócio.

 
Metodologia

O acesso ao curso será feito através de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material estará disponibilizado. Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis em forma de caderno de estudos, videoaulas, slides das informações apresentadas nas videoaulas, PodCasts e material complementar (vídeos e textos considerados relevantes para os estudos do cursista). Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão fóruns de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, serão discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos.
 
Processo de Avaliação

O curso prioriza a autoavaliação pelo participante, uma vez que oportuniza o esforço de aprendizagem autônoma. Ao mesmo tempo, a interação aluno-aluno é valorizada, favorecendo a troca de conhecimentos e experiências. A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá desenvolver as atividades propostas para o curso. As atividades serão resolvidas em um fórum de perguntas e respostas criado para este fim. Após postar sua resposta, o aluno terá acesso a uma resposta padrão elaborada pelo professor conteudista, bem como às demais respostas dos colegas. Isto permitirá ao cursista a comparação da sua resposta com a do professor e seus pares.
 
Certificação

O processo de certificação se dará pelo registro do progresso do cursista no que tange à resolução das atividades. Responder todas as atividades propostas dará automaticamente o direito à certificação. Sendo assim, o cursista poderá emitir um certificado online de conclusão de Curso de Empreendedorismo pela Universidade Estadual do Maranhão, perfazendo carga horária total de 60 (sessenta) horas. O certificado será disponibilizado em link específico para o participante, que poderá imprimir o documento, conforme sua conveniência.
 
Referencial Bibliográfico do Curso

ARANTES, E. C. & HALICKI, Z. Empreendedorismo e Responsabilidade Social. Curitiba: IBPEX, 2011.
BANGS JÚNIOR, D. H. Guia prático: planejamento de negócios – criando um plano para seu negócio ser bem-sucedido. São Paulo: Nobel, 2002.
BENSADON, A. D. C. Pequenas empresas: procedimentos para o planejamento organizacional do empreendedor contemporâneo. 2001. Dissertação (Mestrado Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.
CHAGAS, J.; FREITAS, H. A Tomada de Decisão Segundo o Comportamento Empreendedor: um survey na região das Missões. Campinas: ENANPAD, 2001. Disponível em: http://www.ea.ufrgs.br/professores/hfreitas/files/artigos/2001/2001_101_Enanpad.pdf>. Acesso em: 5. jan. 2012.
CORDEIRO, J. V. B. M. A Logística como Ferramenta para a Melhoria do Desempenho em Pequenas Empresas: Administração Integrada das Atividades de Logística Beneficia Cliente e Empresa. Revista FAE BUSINESS, n. 8, mai./2004. Disponível em: http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v8_n1/rev_fae_v8_n1_08_vicente.pdf. Acesso em: 6. jan. 2012.
DE MASI, D. A Emoção e a Regra: grupos criativos na Europa de 1850 a 1950. 7. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor. 6. ed. São Paulo: Cultura, 1999.
_______. O Segredo de Luíza: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios. Como Nasce o Empreendedor e se cria uma Empresa. São Paulo: Sextante, 2008.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
_______. Transformando Ideias em Negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
_______. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
FELIPPE, M. I. Empreendedorismo: buscando o sucesso empresarial. Sala do Empresário. v.4, n.16. São Paulo, 2006. p. 10-12.
FILION, L. J. Empreendedores e Proprietários de Pequenos Negócios. São Paulo: USP, 1999.
FRANCO, G. H. B. O Desafio Brasileiro: ensaios sobre desenvolvimento, globalização e moeda. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
FRANCO, G. H. B. O Plano Real e Outros Ensaios. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.
PIMENTEL, A. Curso de empreendedorismo. São Paulo: Digerati Books, 2008.
SALIM, C. S. et al. Construindo plano de negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
SANDRONI, P. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Best Seller, 2002.
STADLER, A. Gerenciamento Econômico, Técnico, Administrativo e de Pessoal. Curitiba: IBPEX, 2004.
THEODORO FILHO, J. A. Plano de Negócios: Parte Conceitual e Financeira e Captação de Recursos em Órgãos de Fomento. 2006. Disponível em: http://concurso.inatel.br/melhoresplanos/index2.php?option=com_docman&gid=9&task=doc_view&Itemid=2. Acesso em: 17 jan. 2012.

Última atualização: segunda, 2 Mar 2015, 09:59