Curso de Dificuldades de Aprendizagem

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO DA UEMA – UEMANET

CURSO ABERTO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (MOOC)

 

Apresentação

O curso aberto de Dificuldades de Aprendizagem é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico. O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem. Esta é mais uma empreitada da instituição no universo dos cursos abertos a distância (Massive Open Online Course – MOOC).

 

Identificação

  • Nome do curso: Dificuldades de Aprendizagem
  • Modalidade: a distância
  • Carga horária: 45 horas
  • Duração: flexível
  • Área do conhecimento: Educação
  • Público alvo: estudantes universitários, professores, profissionais do setor público e privado, comunidade em geral.
  • Entidade promotora: Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
  • Desenvolvimento: Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA - UemaNet

 

Objetivos

  • Geral:
    • Conhecer a concepção de dificuldades de aprendizagem, causas, tipos e formas de intervenção educacional.
    • Específicos:
      • Definir a concepção de dificuldades de aprendizagem;
      • Listar as principais causas das dificuldades de aprendizagem;
      • Definir os Transtornos Específicos da Aprendizagem;
      • Discutir os Transtornos e comorbidades aos prejuízos na aprendizagem;
      • Reconhecer a função da equipe multidisciplinar para o diagnóstico e a intervenção dos prejuízos na aprendizagem;
      • Discutir as causas do fracasso escolar.

Programa do Curso

  • Unidade 1: Conceituando aprendizagem e dificuldade de aprendizagem
  • Unidade 2: Transtornos Específicos da Aprendizagem
  • Unidade 3: Transtornos e comorbidades aos prejuízos na aprendizagem
  • Unidade 4: O Fracasso Escolar: de quem é a culpa?

 

Metodologia

O acesso ao curso será feito através de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material estará disponibilizado.

Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis em forma de caderno de estudos, videoaulas, slides das informações apresentadas nas videoaulas, PodCasts e material complementar (vídeos e textos considerados relevantes para os estudos do cursista).

Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão fóruns de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, serão discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos.

 

Processo de Avaliação

O curso prioriza a autoavaliação pelo participante, uma vez que oportuniza o esforço de aprendizagem autônoma. Ao mesmo tempo, a interação aluno-aluno é valorizada, favorecendo a troca de conhecimentos e experiências.

A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá desenvolver as atividades propostas para o curso. As atividades serão resolvidas em um fórum de perguntas e respostas criado para este fim. Após postar sua resposta, o aluno terá acesso a uma resposta padrão elaborada pelo professor conteudista, bem como às demais respostas dos colegas. Isto permitirá ao cursista a comparação da sua resposta com a do professor e seus pares.

 

Certificação

O processo de certificação se dará pelo registro do progresso do cursista no que tange à resolução das atividades. Responder todas as atividades propostas dará automaticamente o direito à certificação.

Sendo assim, o cursista poderá emitir um certificado online de conclusão de Curso de Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade Estadual do Maranhão, perfazendo carga horária total de 45 (quarenta e cinco) horas. O certificado será disponibilizado em link específico para o participante, que poderá imprimir o documento, conforme sua conveniência.

Referencial Bibliográfico do Curso

Referências Básicas

APRESENTAÇÃO da disciplina. Produção de Priscila de Sousa Barbosa. Direção de Paulo Alves. 1 videoaula. (3 min. 10 seg.).

AS PRINCIPAIS causas das dificuldades de aprendizagem. Produção de Priscila de Sousa Barbosa. Direção de Paulo Alves. 1 videoaula. (4 min. 39 seg.).

BARBOSA, Priscila de Sousa. Dificuldades de aprendizagem. São Luís: UemaNet, 2015.

ESTRATÉGIAS para a Intervenção escolar dos prejuízos na matemática. Produção de Priscila de Sousa Barbosa. Direção de Paulo Alves. 1 videoaula. (6 min. 35 seg.).

NEURÔNIOS da leitura: o cérebro da pessoa com dislexia. Produção de Priscila de Sousa Barbosa. Direção de Paulo Alves. 1 videoaula. (11 min. 16 seg.).

TRANSTORNO do déficit de atenção com hiperatividade ou TDAH. Produção de Priscila de Sousa Barbosa. Direção de Paulo Alves. 1 videoaula.(6 min. 7 seg.).

 

Referências Complementares

BOSSA, Nádia. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. São Paulo: Penso, 2001.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da Aprendizagem. 40. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

CARRIÓ ROVIRA, M. T. et al. Prevención de las dislalias. Alcoy: Marfil, 1991.

CID – 10. Classificação estatística internacional de doenças e problemas relacional à saúde. 10. revisão, OMS – Organização Mundial da Saúde, 2008. Disponível em: <http://www.datasus.gov.br/cid10/V2008/WebHelp/f80_f89.htm>. Acesso em: 20 dez 2014.

CINEL, Nora Cecília Bocaccio. Disgrafia: Prováveis causas dos distúrbios e estratégias para a correção da escrita. Revista do Professor, v. 74, p. 19-25, 2003. Disponível em: <www.educacao.salvador.ba.gov.br>. Acesso em: 19 Jan 2015.

COELHO, Diana Tereso. Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia. Porto/PT: Areal Editores, 2014.

FONSECA, Vitor da. Introdução as dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1995.

______________. Taxonomia e despistagem das dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1995.

MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS [recurso eletrônico]: DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento. et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ...[et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.

NATIONAL JOINT COMMITTEE ON LEARNING DISABILITIES. Learning Disabilities and Young Children: Identification and Intervention. National Joint Committee on Learning Disabilities. [Technical Report] October, 2007. Disponível em: <http://www.ldonline.org>. Acesso em: 23 Dez 2014.

PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

PASCUAL G. P. La Dislalia. Naturaleza, Diagnostico y Rehabilitación. Madrid: CEPE, 1995.

ROTTA, N. T. et al. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SISTO, F.F. Dificuldade de aprendizagem em escrita: instrumento de avaliação. (ADAPE). In_: SISTO, F. F.; BORUCKOVITCH, E.; FINI, L. D; BRENELLI, R. P; MARTINELLI, S. C.. Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. Petrópolis: Vozes, 2001.

SMITH, Corine e STRICK, Lisa. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.

SMITH, Deborah Deutsch. Introdução à Educação Especial: Ensinar em tempos de inclusão. Sandra Moreira de Carvalho [Tradução]. 5. ed. São Paulo: Artmed, 2008. 

TOLEDO, Márcia Maria; SIMÃO, Adriana. Transtorno e déficit de atenção/ hiperatividade. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 187-201, 2003. Disponível em: <https://books.google.com.br/books>. Acesso em: 23 dez 2014.

AJNSZTEIN, Alessandra Bernardes Caturani; LOPES, Monica B. R.. Dislexia. In_: VALLE, Luiza Elena L. Ribeiro do [et al.]. Aprendizagem na Atualidade: Neuropsicologia e desenvolvimento na inclusão. Ribeirão Preto: Novo Conceito Editora, 2010.

Última atualização: segunda, 15 Jun 2015, 11:00