Mooc de marketing e varejo

Apresentação

O curso aberto de Marketing e Varejo é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico. O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem. Esta é mais uma empreitada da instituição no universo dos cursos abertos a distância (Massive Open Online Course – MOOC).

Identificação

  • Nome do curso: Marketing e Varejo
  • Modalidade: a distância
  • Carga horária: 60 horas
  • Duração: flexível
  • Área do conhecimento: Administração
  • Público alvo: estudantes universitários, professores, profissionais do setor público e privado, comunidade em geral.
  • Entidade promotora: Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
  • Desenvolvimento: Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA - UemaNet

 

Objetivos

  • Geral:
    • Compreender os aspectos conceituais, metodológicos, processuais e decisórios que envolvem a gestão de marketing e sua aplicação no varejo.
    • Específicos:
      • Discutir conceitos, objetivos, atividades, modelos de marketing, processos, tarefas da administração de marketing e as variáveis que envolvem o ambiente mercadológico das organizações.
      • Entender o conceito de mercado, segmentação e as bases para compreensão do comportamento do consumidor.
      • Analisar a importância, conceitos funções e principais decisões de varejo.
      • Estudar as decisões e ferramentas do composto de marketing e sua aplicabilidade no varejo.
      • Entender a importância da gestão de marcas, principais decisões para a construção, reconhecimento e fortalecimento e a aplicabilidade desses conhecimentos no varejo.

 

Programa do Curso

  • Unidade 1: Fundamentos do Marketing
  • Unidade 2: Mercado e Comportamento do Consumidor
  • Unidade 3: Compreendendo o Varejo
  • Unidade 4: O Composto de Marketing
  • Unidade 5: Gestão de Marcas no Varejo

Metodologia

O acesso ao curso será feito através de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material estará disponibilizado.

Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis em forma de caderno de estudos, videoaulas, slides das informações apresentadas nas videoaulas, PodCasts e material complementar (vídeos e textos considerados relevantes para os estudos do cursista).

Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão fóruns de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, serão discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos.

Processo de Avaliação

 

O curso prioriza a autoavaliação pelo participante, uma vez que oportuniza o esforço de aprendizagem autônoma. Ao mesmo tempo, a interação aluno-aluno é valorizada, favorecendo a troca de conhecimentos e experiências.

A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá desenvolver as atividades propostas para o curso. As atividades serão resolvidas em um fórum de perguntas e respostas criado para este fim. Após postar sua resposta, o aluno terá acesso a uma resposta padrão elaborada pelo professor conteudista, bem como às demais respostas dos colegas. Isto permitirá ao cursista a comparação da sua resposta com a do professor e seus pares.

Certificação

O processo de certificação se dará pelo registro do progresso do cursista no que tange à resolução das atividades. Responder todas as atividades propostas dará automaticamente o direito à certificação. Sendo assim, o cursista poderá emitir um certificado online de conclusão de Curso de Marketing e Varejo pela Universidade Estadual do Maranhão, perfazendo carga horária total de 60 (sessenta) horas. O certificado será disponibilizado em link específico para o participante, que poderá imprimir o documento, conforme sua conveniência.

Referencial Bibliográfico do Curso

FERREIRA, Francis Haime Giacomelli. Segmentação de Mercado. Disponível em http://201.2.114.147/bds/bds.nsf/D96040554BFAFB9B03256D520059AE80/$File/NT00001D12.pdf. Acesso em : 30 de mar. De 2015.

GUIMARÃES, Evandro Tsufa Lepletier. Gestão de marketing - Caderno de Estudo e Pesquisas. W Educacional.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi.; GARCIA, Maria Tereza. Estratégias de marketing para o varejo: inovações e diferenciações estratégicas que fazem a diferença no marketing de varejo. São Paulo: Novatec, 2007.

LEVITT, Theodore. Miopia de marketing. Harvard Business Review. Jul/Ago, 1960.

LOURO, Maria João Soares. Modelos de avaliação da marca. São Paulo: Revista de Administração de Empresas - RAE. v.40, n.2. Abr./Jun, 2000.

MODANEZ, Patricia Sawa de Campos. Cor e sua influência na decisão de compra: análise em bens de consumo com venda direta..

NOGUEIRA, Heloisa.; SOUZA, Marco. Gestão de marketing I. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.

OLIVEIRA, Sérgio Luís Ignácio de. Desmisitificando o marketing. São Paulo: Novatec, 2007.

ROCHA, Rudimar Antunes da.; PLATT, Allan Auguto. Administração de marketing. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2010.

SHIMOYAMA, Claúdio; ZELA. Douglas Ricardo. Administração de marketing. In: Marketing. Curitiba: FAE Business Scholl/Associação Franciscana de Ensino BomJesus, 2002.

SILVA, Newton S. da.; SOUZA, Renata de.; GHOBRIL, Alexandre Nabil. O paradigma dos 4Ps.

TRIERWEILLER, Andréa Cristina et al. A importância do composto de marketing: um estudo de caso em loja de roupas.

ZANETTE, Maria  Carolina.; SCARE, Roberto Fava. Brand equity: diferenças entre as classes sociais para marcas líderes e seguidoras.

Os poderosos do varejo global 2014: O varejo além de todos os limitesNo varejo. São Paulo. Disponível em http://www.portalnovarejo.com.br/pdfs/EspecialNoVarejo.pdf. Acesso em 20 fev.2015

 

Vídeos Complementares:

 

A Evolução do marketing. Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=8DnLhoeHXow. Acesso em 17 jan.2015

A Day made of glass. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wk146eGRUtI. Acesso em 17.01.2015

SILVA, Fabiana Bigão. O Novo contexto mundial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vF6AXnHFSvQ. Acesso em 18. Jan 2015.

Comportamento do Consumidor. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E1TSFoPgFZs. Acesso em 18. Jan 2015.

O Futuro do Varejo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PpmaXDju_7U

O aprendiz: a primeira grande lição das vendas e negócios. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ls8_-ajfuVo. Acesso em 10 fev 2015.

O poder das palavras: o cego e o publicitário. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mkJT6cULBY8. Acesso em 10 fev 2015.

O Poder da marca e do branding. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-ZLlKkm_xhE. Acesso em 03 fev 2015

O Que é Branding. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_9oqREVF554. Acesso em 03 fev 2015.

Última atualização: quinta, 19 Nov 2015, 19:05