Mooc de ética profissional

CURSO ABERTO DE ÉTICA PROFISSIONAL (MOOC)

 

Apresentação

 

O curso aberto de Ética Profissional é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico. O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem. Esta é mais uma empreitada da instituição no universo dos cursos abertos a distância (Massive Open Online Course – MOOC).

 

Identificação

 

  • Nome do curso: Ética Profissional
  • Modalidade: a distância
  • Carga horária: 30 horas
  • Duração: flexível
  • Área do conhecimento: Filosofia
  • Público alvo: estudantes universitários, professores, profissionais do setor público e privado, comunidade em geral.
  • Entidade promotora: Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
  • Desenvolvimento: Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA - UemaNet

 

Objetivos

 

  • Geral: Proporcionar formação ética, visando à construção da autonomia moral e da capacidade crítica como meio da instrução do profissional para a ação cotidiana e para o enfrentamento das variadas situações da vida social.
  • Específicos:
    • Apresentar as principais diferenças entre o conceito de ética e o conceito de moral.
    • Identificar os fundamentos ontológicos da dimensão ético-moral na vida social e seus rebatimentos na ética profissional.
    • Reconhecer os principais fundamentos filosóficos da Ética profissional.
    • Conhecer e debater sobre os Códigos de Ética Profissional.
    • Refletir sobre os princípios fundamentais do atual Código de Ética Profissional de sua área.


Programa do Curso

 

UNIDADE 1

  • Conceitos, princípios e valores da ética.
  • A História da Ética e da Moral na Humanidade.

UNIDADE 2

  • Valores éticos e código de ética do profissional. 

UNIDADE 3

  • Importância do relacionamento no trabalho para melhorar o lado profissional e o pessoal. 

 

Metodologia

 

O acesso ao curso será feito através de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material estará disponibilizado. Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis em forma de caderno de estudos, videoaulas, slides das informações apresentadas nas videoaulas, PodCasts e material complementar (vídeos e textos considerados relevantes para os estudos do cursista). Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão fóruns de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, serão discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos.

 

Processo de Avaliação

 

O curso prioriza a autoavaliação pelo participante, uma vez que oportuniza o esforço de aprendizagem autônoma. Ao mesmo tempo, a interação aluno-aluno é valorizada, favorecendo a troca de conhecimentos e experiências. A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá desenvolver as atividades propostas para o curso. As atividades serão resolvidas em um fórum de perguntas e respostas criado para este fim. Após postar sua resposta, o aluno terá acesso a uma resposta padrão elaborada pelo professor conteudista, bem como às demais respostas dos colegas. Isto permitirá ao cursista a comparação da sua resposta com a do professor e seus pares.

 

Certificação

 

O processo de certificação se dará pelo registro do progresso do cursista no que tange à resolução das atividades. Responder todas as atividades propostas dará automaticamente o direito à certificação. Sendo assim, o cursista poderá emitir um certificado online de conclusão de Curso de Ética Profissional pela Universidade Estadual do Maranhão, perfazendo carga horária total de 30 (trinta) horas. O certificado será disponibilizado em link específico para o participante, que poderá imprimir o documento, conforme sua conveniência.

 

Referências

 

REFERENCIAL BÁSICO

 

ARISTÓTELES. A Ética- Textos Selecionados. São Paulo: EDIPRO, 2003.

AUDI, Robert (dir) Dicionário de Filosofia de Cambridge. São Paulo: Paulus, 2006.

BLACKBURN, Simon. Oxford Dictionary of Philosophy. New York & Oxford: Oxford University Press, 1996.

BONJOUR, Laurence & BAKER, Ann. Filosofia – Textos Fundamentais Comentados. Porto Alegre: Artmed, 2010. pp 392 – 539. (Adquirir o livro previamente).

CANTO-SPERBER, Monique (org). Dicionário de Ética e Filosofia Moral. Volume 1. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2007.

CORTINA, Adela & MARTÍNEZ, Emílio. Ética. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

FURROW, Dwight. Ética: Conceitos-Chave em Filosofia. Porto Alegre: Artmed, 2007.

HUME, David. Tratado da Natureza Humana. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

VALLS, Álvaro L.M. O que é Ética? Coleção Primeiros Passos 177. São Paulo: Brasiliense, 2008.

 

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 14 jul. 2014.

BRASIL. Lei Federal nº 10.257 de 2001. Estatuto da Cidade. Disponível em: <http: // www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/L10257.htm>. Acesso em: 14 jul. 2014.

BRASIL. Lei Federal nº 12.608 de 2012. Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12608.htm>. Acesso em: 14 jul. 2014.

Última atualização: quinta, 19 Nov 2015, 19:07