Mooc de desenvolvimento humano e educação


Apresentação

O curso aberto de Desenvolvimento Humano e Educação é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico. O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem. Esta é mais uma empreitada da instituição no universo dos cursos abertos a distância (Massive Open Online Course – MOOC).


Identificação

Nome do curso: Desenvolvimento Humano e Educação
Modalidade: a distância
Carga horária: 45 horas
Duração: flexível
Área do conhecimento: Educação
Público alvo: estudantes universitários, professores, profissionais do setor público e privado, comunidade em geral.
Entidade promotora: Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
Desenvolvimento: Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA - UemaNet



Objetivos


Geral: Compreender o desenvolvimento humano e sua relação com a Educação.

Específicos:
- Analisar o desenvolvimento humano: seus fatores e aspectos;
- Estabelecer a relação do desenvolvimento e da educação;
- Conhecer a teoria Piagetiana e as etapas do desenvolvimento cognitivo;
- Comparar a teoria de Vygotsky e as Zonas de Desenvolvimento: real e proximal.
- Entender o desenvolvimento da sexualidade e as contribuições da psicanálise;
- Conhecer o tema da adolescência.

Programa do Curso


UNIDADE I

- O desenvolvimento do ser humano e a educação: fatores e aspectos
- Os princípios do desenvolvimento na criança.
UNIDADE II
- O desenvolvimento do pensamento e da linguagem: Piaget e Vygotsky
- Teorias do desenvolvimento humano
- O desenvolvimento social.
UNIDADE III
- A sexualidade: contribuições da psicanálise
- Adolescência: o tornar-se jovem.


Metodologia

O acesso ao curso será feito através de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material estará disponibilizado.
Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis em forma de caderno de estudos, videoaulas, slides das informações apresentadas nas videoaulas, PodCasts e material complementar (vídeos e textos considerados relevantes para os estudos do cursista).
Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão fóruns de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, serão discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos.


Processo de Avaliação


O curso prioriza a autoavaliação pelo participante, uma vez que oportuniza o esforço de aprendizagem autônoma. Ao mesmo tempo, a interação aluno-aluno é valorizada, favorecendo a troca de conhecimentos e experiências.

A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá desenvolver as atividades propostas para o curso. As atividades serão resolvidas em um fórum de perguntas e respostas criado para este fim. Após postar sua resposta, o aluno terá acesso a uma resposta padrão elaborada pelo professor conteudista, bem como às demais respostas dos colegas. Isto permitirá ao cursista a comparação da sua resposta com a do professor e seus pares.


Certificação


O processo de certificação se dará pelo registro do progresso do cursista no que tange à resolução das atividades. Responder todas as atividades propostas dará automaticamente o direito à certificação.
Sendo assim, o cursista poderá emitir um certificado online de conclusão de Curso de Desenvolvimento Humano e Educação pela Universidade Estadual do Maranhão, perfazendo carga horária total de 45 (quarenta e cinco) horas. O certificado será disponibilizado em link específico para o participante, que poderá imprimir o documento, conforme sua conveniência.


Referências


BÁSICAS

BOCK, A. M. B. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13ed. São Paulo: saraiva, 2001.

FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.


COMPLEMENTARES

“Desenvolvimento Humano”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C86ToPqFRgY. Acesso em 08 de junho de 2015.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 2ed. São Paulo: Martins Fontes,1998.

Última atualização: quinta, 3 Mar 2016, 21:19