Mooc de Gestão em Agronegócio

Apresentação
 

O curso aberto de Gestão em Agronegócio é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico. O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem. Esta é mais uma empreitada da instituição no universo dos cursos abertos a distância (Massive Open Online Course – MOOC).


Identificação
 

·         Nome do curso: Gestão em Agronegócio

·         Modalidade: a distância

·         Carga horária: 60 horas

·         Duração: flexível

·         Área do conhecimento: Agronomia

·         Público alvo: estudantes universitários, professores, profissionais do setor público e privado, comunidade em geral.

·         Entidade promotora: Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

·         Desenvolvimento: Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA - UemaNet


Objetivos
 

·         Geral: Compreender as técnicas e os conhecimentos necessários para o gerenciamento de agroindústrias, abordando temas administrativos como gerenciamento, planejamento, controle financeiro, marketing e conceitos de agricultura como agronegócio e agroindústria para a boa formação de um gestor agroindustrial.

·         Específicos:

ü  Conhecer a visão sistêmica e integrada da administração rural com as áreas de produção do setor primário.

ü  Discutir a agroindústria e agronegócio e os aspectos teóricos aplicados aos complexos agroindustriais.

ü  Compreender os conceitos de marketing, sua utilização nos negócios agroindustriais.

ü  Analisar os conceitos de gestão e suas aplicações e com isso, reconhecer o perfil de gestor adequado as atividades agroindustriais.

ü  Identificar os conceitos básicos de contabilidade e planejamento nas atividades agroindustriais.

ü  Analisar os métodos da comercialização de produtos agroindústrias e o papel da comercialização no desenvolvimento das relações do agronegócio brasileiro.

 

Programa do Curso
 

·         UNIDADE I - ADMINISTRAÇÃO RURAL

ü  Conceituação de Administração Rural  

ü  As Unidades de Produção Rural

ü  O Ambiente das Empresas Rurais         

ü  A Estratégia da Empresa Rural  

ü  Os Níveis e Áreas Empresariais

·         UNIDADE II - COMPLEXO AGROINDUSTRIAL         

ü  Complexo agroindustrial  

ü  Conceito de Agroindústria

ü  Complexo Agroindustrial no Brasil

·         UNIDADE III - MARKETING        

ü  Marketing     

ü  Fundamentos do Marketing         

ü  Os compostos Mercadológicos   

ü  Comportamento do Consumidor

ü  Macromarketing e Micromarketing         

ü  Marketing de Serviços      

ü  O Diferencial Competitivo

ü  Estratégias de Preço         

ü  Estratégias de Marketing 

ü  Qualidade em Serviços Monitoramento da Satisfação dos Clientes

·         UNIDADE IV - GERENCIAMENTO AGROINDUSTRIAL      

ü  Definição de Gestão          

ü  Funções, Níveis e Aptidões da Gestão 

ü  Gestão de Pessoas           

ü  Liderança    

ü  Trabalho em Equipe

ü  Características da Produção Agroindustrial    

ü  Gerenciamento Agroindustrial

·         UNIDADE V - PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO DA AGROINDÚSTRIA

ü  Planejamento e controle financeiro       

ü  Contabilidade Oficial e Contabilidade Gerencial Simplificada         

ü  Orçamentação

·         UNIDADE VI - COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS

ü  Sistema de comercialização       

ü  Funções de comercialização                   

ü  Instituições de comercialização  

ü  Níveis de Mercado             

ü  Canais, Fluxos e Margens de Comercialização

ü  Agrobusiness Brasileiro


Metodologia
 

O acesso ao curso será feito através de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material estará disponibilizado.

Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis em forma de caderno de estudos, videoaulas, slides das informações apresentadas nas videoaulas, PodCasts e material complementar (vídeos e textos considerados relevantes para os estudos do cursista).

Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão fóruns de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, serão discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos.

 

Processo de Avaliação
 

O curso prioriza a autoavaliação pelo participante, uma vez que oportuniza o esforço de aprendizagem autônoma. Ao mesmo tempo, a interação aluno-aluno é valorizada, favorecendo a troca de conhecimentos e experiências.

A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá desenvolver as atividades propostas para o curso. As atividades serão resolvidas em um fórum de perguntas e respostas criado para este fim. Após postar sua resposta, o aluno terá acesso a uma resposta padrão elaborada pelo professor conteudista, bem como às demais respostas dos colegas. Isto permitirá ao cursista a comparação da sua resposta com a do professor e seus pares.

 


Certificação
 

O processo de certificação se dará pelo registro do progresso do cursista no que tange à resolução das atividades. Responder todas as atividades propostas dará automaticamente o direito à certificação.

Sendo assim, o cursista poderá emitir um certificado online de conclusão de Curso de Gestão em Agronegócio pela Universidade Estadual do Maranhão, perfazendo carga horária total de 60 (sessenta) horas. O certificado será disponibilizado em link específico para o participante, que poderá imprimir o documento, conforme sua conveniência.

 


Referências
 

ALENCAR, Edgar. Complexos Agroindustriais. 2001. 90 f. Monografia (Pós-Graduação a Distância Especialização). Lavras: UFLA/FAEPE, 2001. il.

 

ANDRADE, José Geraldo de. Introdução à Administração Rural. 2001. 106 f. Monografia (Pós-Graduação a Distância-Especialização). Lavras: UFLA/FAEPE, 2001. il.

 

ANTONIALLI, Luiz Marcelo. Planejamento e controle financeiro da agroindústria. 2003. 69 f. Monografia (Pós-Graduação a Distância-Especialização). Lavras: UFLA/FAEPE, 2003. il.

 

CASTRO JÚNIOR, Luiz Gonzaga de. Comercialização de produtos agrícolas no complexo agroindustrial. 2001. 68f. Monografia (Pós-Graduação a Distância-Especialização). Lavras: UFLA/FAEPE, 2001. il.

 

SANTOS, Antônio Carlos dos. Economia de Empresa. 2000. 57f. Monografia (Pós-Graduação a Distância Especialização). Lavras: UFLA/FAEPE, 2000. il.

 

SETTE, Ricardo de Souza. Estratégia Empresarial. 2003. 81 f. Monografia (Pós-Graduação a Distância Especialização). Lavras: UFLA/FAEPE, 2003. il.

 

______.Marketing. 2003. 61f. Monografia (Pós-Graduação a Distância-Especialização). Lavras: UFLA/FAEPE, 2003. Il.

 

VIEIRA, Paulo Roberto Cisneiros. Gestão Agroindustrial. Recife: EDUFRPE, 2012. 110 p. : il.

Última atualização: sexta, 20 Mai 2016, 14:25