Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Apresentação

O curso aberto de Gestão Ambiental e Sustentabilidade é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico. O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem. Esta é mais uma empreitada da instituição no universo dos cursos abertos a distância (Massive Open Online Course – MOOC).

 

Identificação

Nome do curso: Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Modalidade: a distância

Carga horária: 60 horas

Duração: flexível

Área do conhecimento: Administração

Público alvo: estudantes universitários, professores, profissionais do setor público e privado, comunidade em geral.

Entidade promotora: Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Desenvolvimento: Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA – UEMANET

 

Objetivos

Geral:

·    Introduzir e fomentar o debate acerca dos conceitos fundamentais que envolvem a Gestão Ambiental e a Sustentabilidade.

Específicos:

·    Discutir concepções e conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial.

·    Conhecer a legislação referente ao meio ambiente e a sustentabilidade nacional e internacional.

·    Entender as práticas de Gestão Ambiental como ferramentas de proteção à dignidade do indivíduo e ao desenvolvimento sustentável.

·    Aprender a aplicar os conceitos e instrumentos de Gestão Ambiental na tomada de decisões dentro das organizações.

 

Programa do Curso

Unidade 1 – Questões Ambientais e sua Evolução

·    Questões Ambientais e sua Evolução

·    A Evolução da Consciência Ambiental

·    Impactos Ambientais

·    Desenvolvimento Sustentável

Unidade 2 – Agenda 21

·    Agenda 21

·    Agenda 21 Global

·    Agenda 21 Brasileira

·    Agenda 21 Local

·    Conferência de Joanesburgo: Rio+10

·    Produção e Consumo Sustentável

Unidade 3 – Gestão Ambiental e a Perspectiva Pública

·    Gestão Ambiental e a Perspectiva Pública

·    Gestão Ambiental Pública

·    Educação Ambiental e Conscientização

·    Gestão Ambiental Doméstica

Unidade 4 – Sistema de Gestão Ambiental, P+L e Ecodesign

·    Sistema de Gestão Ambiental, P+L e Ecodesign

·    Sistema de Gestão Ambiental e a ISO 14000

·    Produção Mais Limpa

·    Conceituando e Diferenciando a P+L

 

Metodologia

O acesso ao curso será feito através de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material estará disponibilizado.

Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis em forma de caderno de estudos, videoaulas, slides das informações apresentadas nas videoaulas, PodCasts e material complementar (vídeos e textos considerados relevantes para os estudos do cursista).

Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão fóruns de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, serão discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos.

 

Processo de Avaliação

O curso prioriza a autoavaliação pelo participante, uma vez que oportuniza o esforço de aprendizagem autônoma. Ao mesmo tempo, a interação aluno-aluno é valorizada, favorecendo a troca de conhecimentos e experiências.

A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá comprovar os seus conhecimentos respondendo a um questionário com questões objetivas propostas para o curso. Os questionários estão identificados como “Prova” na página inicial do curso. Caso seja aprovado, o participante terá direito a emitir um certificado de conclusão de curso. Para conseguir a aprovação, o participante deve obter no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de aproveitamento.

Não haverá atribuição de qualquer tipo de nota ou conceito. O resultado será dado imediatamente ao participante na própria plataforma. O participante não receberá informações acerca do seu desempenho por parte da UEMA via mensagem, e-mail ou qualquer outro meio de comunicação.

 

Certificação

O processo de certificação se dará pelo registro do progresso do cursista no que tange ao acesso aos objetos de aprendizagem (Cadernos de Estudos e Videoaulas), bem como a obtenção de 75% (setenta e cinco por cento) de aproveitamento ao responder a prova, que é um questionário com 08 (oito) questões objetivas. Ao cumprir estes pré-requisitos, o participante terá direito a emitir o certificado de conclusão de curso.

Atenção: antes de emitir o certificado, verifique se seu nome está completo no perfil de participante. O documento será emitido com o nome que você cadastrou no momento em que se inscreveu na plataforma dos MOOCs da UEMA. Caso precise corrigir isso, clique no link com seu nome no canto superior da tela, em seguida clique em “Perfil” e depois selecione o link “Modificar Perfil”. Complete seu nome, role a tela até o final e clique no botão “Atualizar perfil”.

Diante disso, o cursista poderá emitir um certificado online de conclusão de curso, que possui o aval da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Brasil. O certificado será disponibilizado em link específico para o participante, que poderá imprimir o documento, conforme sua conveniência. A universidade não envia o certificado ao participante por nenhum meio digital (e-mail, celular, etc.) ou físico (correio). O ato de emitir o certificado é responsabilidade do participante.

 

Referências

BÁSICA

BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 3. ed. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2011.

BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm> Acesso em 02 out. 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em 02 out. 2013.

DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2011.

JABBOUR, Ana Beatriz L. de S., JABBOUR, Charbel José C. Gestão ambiental nas organizações: fundamentos e tendências. São Paulo: Atlas, 2013.

COMPLEMENTAR

BERTÉ, Rodrigo. Gestão ambiental e responsabilidade corporativa nas organizações. Curitiba, edição do autor, 2007.

BERTÉ, Rodrigo. Gestão socioambiental no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2009.

CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Cultrix, 2005.

CESAR, Monica de Jesus. Empresa cidadã: uma estratégia de hegemonia. São Paulo: Cortez, 2008.

FEDEROVISKY, Sergio. Los mitos del medio ambiente: mentiras, lugares comunes y falsas verdades. Buenos Aires: Capital Intelectual, 2012.

MILARÉ, Edis. Direito do ambiente: doutrina, jurisprudência, glossário. 3. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa. SÃO PAULO: Atlas, 2002.

TRENNEPOHL, Terence Dorneles. Direito ambiental empresarial. São Paulo: Saraiva, 2010.

ZHOURI, Andréa, LASCHEFSKI, Klemens, PEREIRA, Doralice B. (Orgs.) A insustentável leveza da política ambiental: desenvolvimento e conflitos socioambientais. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Última atualização: segunda, 5 Dez 2016, 18:23